Neste mês com enfoque no MAIO AMARELO a Polícia Militar de Arcos realizou diversas ações de consciência a população, envolvendo todos os públicos, contando com a colaboração de escolas, PSF’s e CREAS e Grupo Escoteiro ‘Lobo das Gerais’ 262v40
A ação de conscientização é internacional e envolve o mundo inteiro, todos com o objetivo de reduzir os acidentes no trânsito, tendo em vista que o Brasil é um dos países que tem o maior número de acidentes de trânsito é de extrema importância a campanha. O mês de maio foi escolhido em razão de que na data de 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza e a cor da campanha, no caso o amarelo, simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
O tema em 2019 é: ‘NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA!’. A proposta é que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, e quando uma criança chama a atenção de um adulto é algo que este nunca irá esquecer e sempre irá se policiar ao ter novamente a mesma atitude.
Durante todo o mês, arcoenses e militares trabalharam juntos em prol de uma mudança significativa no trânsito da cidade, fazendo Blitz educativa nas principais ruas da cidade, na BR-354, realizando palestras em escolas ensinando desde cedo as crianças sobre as leis e as precauções a se ter durante direção de um veículo, assim as mesmas irão chamar a atenção dos próprios responsáveis, pois como se caracteriza a campanha, uma das frases principais é “OUVIR O CONSELHO DE QUEM TE AMA FAZ TODO SENTIDO”.
Hoje (30) aconteceu o encerramento das atividades militares na campanha MAIO AMARELO na blitz educativa na “Praça do Vivi” e na Rua Álvares da Silva, ambos locais no centro de Arcos. Nossa equipe esteve presente e registrou momentos da ação de distribuição de folhetos educativos pelos representantes dos PSF’S da cidade juntamente com militares de Arcos.
Nossa equipe realizou também uma reportagem com o Sargento Jonas e o mesmo ressaltou que foi observada várias negligencias como a falta do uso de cinto, o uso do celular, e como estas atitudes colocam em risco não só a sua vida, mas também a de terceiros, uma falta de atenção do uso ou não destas tem o poder de afear não somente um, mas vários, inclusive uma família. O Sargento mencionou também a observação feita em relação aos motoristas mais idosos, sobre a responsabilidade na direção, uso do cinto, e atenção exercida no veículo destes, e ao final parabenizou todos estes, pois são exemplos de motoristas no trânsito. Veja a reportagem completa:
De maneira geral a campanha foi um sucesso, e várias pessoas foram alcançadas ao longo deste mês de maio, cumprindo com excelência o objetivo do MAIO AMARELO.
Confira algumas das ações que foram efetuados no decorrer do mês:
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.