• 25/05/2025
25 Outubro 2022 às 11h30
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Dia do Dentista: Dr. José Donizetti conta um pouco de sua história e fala sobre a importância de cuidar da saúde bucal de forma preventiva 6x1x1x

x43a

Hoje é comemorado em todo o Brasil o dia daquele que é responsável por cuidar da nossa saúde bucal: o Dentista. E para homenagear os profissionais, a nossa reportagem convidou os dentistas que são parceiros do Portal Arcos para uma entrevista, onde eles puderam contar um pouco de a sua história e falar sobre diversos temas e áreas importantes da profissão. 2t6w1c

Nesta primeira entrevista nós entrevistamos Dr. José Donizetti Vieira que é especialista em Dentística Restauradora e atua como dentista há 41 anos.

Ao falar um pouco da sua história na profissão, ele nos contou que o desejo de trabalhar na área da saúde foi um dos motivos que o levou a se tornar dentista.

“Sempre quis fazer um curso relacionado à saúde. Optei por ‘Odonto’, pois é um curso que eu poderia ajudar as pessoas a terem uma boa saúde bucal, pois, a saúde começa pela boca”.

Ele fez odontologia pela PUC MINAS em Belo Horizonte, cidade onde trabalhou por três anos até voltar para Arcos. Em seu atual consultório, na rua Donato Rocha, ele já atende há 38 anos.

São 41 anos de muito amor pela profissão, principalmente pela área da prevenção. Ao ponto de que Dr. José Donizetti disse não conseguir se imaginar trabalhando com outra coisa.  

“Meu amor pela profissão é enorme. Não consigo me ver fazendo outra coisa. Sou especialista em Dentística e atualmente estou trabalhando muito com a Odontologia Preventiva e dos quase 5.000 clientes que tenho, grande parte deles estão engajados na prevenção. Chegaram à conclusão que é a melhor opção, pois não perdem muito tempo com extensos trabalhos, conservam seus dentes em bom estado, não sentem dores e economizam um bom dinheiro”.

Tendo em vista sua especialidade na área da Dentística restauradora e preventiva, fizemos algumas perguntas importantes sobre o assunto. Veja abaixo:

 

Reportagem – É verdade que as pessoas só procuram um dentista apenas quando já estão com algum problema ou invés de procurá-lo preventivamente?

Dr. José Donizetti – “Eu vou fazer 41 anos de profissão agora em dezembro, e no início as pessoas só procuravam o dentista quando estavam com dor, mas isso está mudando. Hoje eu estou com cerca de 200 clientes que exercem uma periodicidade de irem ao dentista ao menos duas vezes ao ano e sem problema nenhum. Então, eu estou praticando muito a odontologia preventiva em meu consultório e estou gostando muito. Têm clientes meus que têm de 30 há 35 anos que tratam comigo e sem nenhum problema, não aparece cárie, não precisa fazer tratamento de canal, não têm necessidade de fazer uma peça e nem implante. Isso, porque simplesmente eles vêm duas vezes ao ano para fazer a prevenção e com isso, às vezes fica a vida inteira sem aparecer um problema”.

 

Reportagem – As pessoas hoje estão ficando mais conscientes com relação a necessidade de realizar a prevenção?

Dr. José Donizetti – “As pessoas estão mais conscientes sim. Quando eu comecei 80% das ligações no meu consultório era para extrair dente, hoje 80% é para fazer limpeza. Então, foi um avanço muito bom, pode melhorar ainda mais essa questão preventiva, mas já é um avanço”.

 

Reportagem – A atitude de não ir ao dentista de forma preventiva pode colaborar para o surgimento de problemas bucais?

Dr. José Donizetti – “Sem dúvida nenhuma. Quanto mais tempo as pessoas ficam sem ir ao dentista mais se acumulam os problemas. Às vezes, inicia com uma placa bacteriana sobre os dentes e a gengiva e isso provoca uma gengivite, que é a inflamação da gengiva e, se não for tratada ela evolui para uma periodontite que é uma doença gengival e óssea, pois começa a atingir o osso que segura o dente, o dente começa a ficar mole e a pessoa pode perder praticamente todos os dentes da boca. É por isso que muitas pessoas antigamente colocavam dentadura cedo. Tudo isso por falta de prevenção e tudo isso pode ser evitado”.

 

Reportagem – Qual a frequência ideal para as pessoas irem ao dentista e conseguirem ter dentes limpos e saudáveis?

Dr. José Donizetti –Isso é relativo. Normalmente é indicado que a pessoa vá ao menos duas vezes ao ano ao dentista, de seis em seis meses. Mas, isso depende de paciente para paciente, tem pessoas que precisam ir de três em três meses, algumas precisam apenas uma vez ao ano, mas aí o dentista tem que fazer uma avaliação. Tem pessoas que são mais relapsas com relação a higiene bucal e elas precisam vir com mais frequência, crianças até 12 anos devem vir de três em três meses, idosos a partir dos 60 anos devem vir de quatro em quatro meses, mas, para o restante das pessoas, ir de seis em seis meses é o ideal. Mas, a periodicidade é individual e o dentista tem que fazer uma avaliação para saber qual periodicidade é melhor para ela”.

“Mas hoje eu tenho muitos idosos de 60 a 70 anos que têm praticamente todos os dentes naturais na boca, e antigamente não era assim. Quando eu comecei na minha profissão, na década de 80, a maior parte dos idosos já usavam dentadura, com 40 anos já estavam perdendo os dentes. Antes muitas pessoas falavam que já estava chegando na época de começar a usar dentadura e na verdade, não existe isso, não existe época de usar dentadura. Hoje nós temos que concertar os dentes e completar os que estão faltando com o implante”.

 

Reportagem – Quais são os principais cuidados que as pessoas devem ter em casa?

Dr. José Donizetti – “No que diz respeito a higienização, eu tenho visto que as pessoas dão mais importância a escovação do que ao fio dental, mas, o fio dental é primordial. As pessoas deveriam usar mais fio dental, porque 90% das cáries com que eu me deparo estão entre os dentes, então você olhando os dentes parece que não tem nada, mas, quando tira uma tomografia está cheio de cáries entre um dente e outro. Então o uso do fim dental é importantíssimo. A limpeza da língua é muito importante também, ela deve ser feita a noite. A limpeza da língua deve ser feita com o limpador de língua, muitas pessoas usam a escova, mas o ideal é o limpador de língua”.

“Também existem os enxaguantes bucais, que não devem ser com álcool, pois ele diminui a saliva da pessoa e uma pessoa com a saliva diminuída tem mais problemas de cárie e doenças gengivais. A questão da alimentação também é muito importante. Evitar os doces, balas, chicletes e a Coca-Cola, que é o pior dos refrigerantes. A pessoa deve optar por comer mais frutas, verduras, legumes, cereais, leite e evitar alimentos açucarados”.

“Com relação as crianças os pais devem ficar de cima mesmo verificando e até a idade dos 12 anos o pai ou a mãe deve ar o fio dental, e escovar os dentes da criança pelo menos a noite. Às vezes os pais chegam falando que os filhos não escovam direito, e a criança tem 7 ou 8 anos, e eu digo que isso é função do pai e da mãe. Até os 12 anos os pais devem ter esses cuidados com as crianças”.    

 

Reportagem – Gostaríamos que o senhor enfatizasse para as pessoas o porquê é importante elas irem ao dentista periodicamente.

Dr. José Donizetti – “A pessoa deve ir pelo menos de seis em seis meses ao dentista para justamente evitar esses tipos de problemas, a pessoa vai gastar menos financeiramente e vai perder menos tempo. Porque se a pessoa esperar de mais ela terá que fazer um tratamento de canal, tem que fazer uma peça que não é barata e, se perder o dente tem a necessidade de implante. Então, a pessoa deve procurar o dentista de forma preventiva, pois é melhor para ela, vai gastar menos e vai conservar os dentes”.

 

Ao final da entrevista, Dr. Donizetti parabenizou todos os profissionais pelo seu dia e ressaltou que, devido ao grande avanço da Odontologia em nossa cidade as pessoas não precisam ir para outro município para realizar procedimentos odontológicos, pois todos esses serviços já são oferecidos aqui.

“Não há necessidade hoje de ninguém sair da cidade para fazer tratamento odontológico, pois temos em Arcos excelentes profissionais em praticamente todas as áreas. E aproveito a oportunidade para parabenizar todos os dentistas pelo seu dia.

VEJA TAMBÉM v3x1r

Contagem regressiva para o Top of Mind 2025: celebrando a 15ª edição 5e3g15

12h11 24 Maio 2025
CRAS realiza "1ª Gincana em Família" em comemoração ao Dia da Família em Arcos 4a6r5d

10h39 24 Maio 2025
4 em cada 5 pessoas, desistem dos seus sonhos e metas. Isso pode ser mudado, comece por você! 552dj

10h22 24 Maio 2025
BMX: uma modalidade que tem conquistado fãs pelo mundo! 4l5n21

17h00 23 Maio 2025
Saúde mental e crescimento espiritual 3r5x40

12h20 23 Maio 2025
Essa região do rosto muda tudo e quase ninguém presta atenção! 61rz

17h24 22 Maio 2025
TDAH: entendendo os sintomas e a importância do tratamento adequado 184x1a

17h17 21 Maio 2025
Ex-presidiário descumpre medida protetiva em favor de idoso e é novamente preso c1s72

15h32 21 Maio 2025
A falta de sono pode afetar no seu peso! 445k1g

17h15 20 Maio 2025
Seis edições e contando – cantando e tocando: Limestone Fest 2025 celebra a cena musical local 3s3de

O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.

13h56 20 Maio 2025

Obituário 703z5b

FALECIDO EM: 08/04/2025
Odilon Soares da Costa 4o2q3l
FALECIDO EM: 07/04/2025
Modesto Faria Gontijo (viúvo da saudosa Neusa Faria) 4ln53
FALECIDO EM: 06/04/2025
Alvarina Delfina de Andrade(Varina) 216d63
FALECIDO EM: 06/04/2025
João Zeferino André(João Ministro) pq46
FALECIDO EM: 04/04/2025
Dulci Aparecida de Oliveira 6x4n26
FALECIDO EM: 04/04/2025
Rosa Elena Teixeira (Nenê filha do saudoso Vicente Teixeira Sales). 2x3q1m
FALECIDO EM: 01/04/2025
Márcio Bento de Oliveira (Marcinho) 4m5o26
FALECIDO EM: 31/03/2025
Valdir Ferreira de Souza 3k716