Todos nós, enquanto encarnados, recebemos um anjo guardião, um mentor, um espírito de luz, cujo nível de elevação espiritual é maior que o nosso. 5u6t73
Confiado por Deus, ele nos acompanha do nascimento até nosso retorno espiritual, podendo também nos seguir depois da morte, e mesmo após várias existências corpóreas, pois essas existências não são mais do que fases bem curtas da vida do Espírito. (1)
Seu papel é semelhante ao de um pai que busca conduzir seu filho ao caminho do bem, inspirando bons conselhos, auxiliando diante dos momentos difíceis, e encorajando-nos nas provas e expiações que precisamos ar. (2)
É importante dizer que eles sempre nos querem o bem, então precisamos buscar sempre estar em sintonia, abertos e receptivos para receber seus bons conselhos. Muitas vezes sentimos que estamos só, mas isso não acontece, pois eles nunca nos abandonam em definitivo. Porém, quando temos nossas atitudes e pensamentos recorrentes ligados ao mal, eles se afastam, porque não interferem em nosso livre arbítrio. Podemos encontrar essa explicação feita pelos espíritos a Allan Kardec em o Livro dos Espíritos:
Afasta-se, quando vê que seus conselhos são inúteis e que mais forte é, no seu protegido, a decisão de submeter-se à influência dos Espíritos inferiores. Mas, não o abandona completamente e sempre se faz ouvir. É então o homem quem tapa os ouvidos. O protetor volta desde que este o chame. (3)
Podemos nos ligar ao nosso anjo guardião através da prece, bons pensamentos, boas ações e através do seu intermédio permanecer cada vez mais próximo do mestre Jesus e Deus nosso Pai e Criador tão bondoso.
Para entender melhor e conhecer mais sobre esses benfeitores da luz, você pode recorrer à leitura de O Livro dos Espíritos no Capítulo IX (Anjos Guardiães, Espíritos Protetores, Familiares ou Simpáticos) da pergunta 489 à 521.
E encerrando este artigo, compartilho a mensagem abaixo publicada na Revista Espírita de setembro de 1862, onde foi feito um poema em homenagem a esses trabalhadores da Luz:
O anjo da guarda
Pobres homens, num mundo em convulsão,
Com oração secai os prantos,
E não temais ruja o trovão,
Perto de vós há os anjos santos.
Deus é tão bom. Deus vosso Pai,
A todos vós sempre quis dar
Um pequeno anjo que não cai
No esforço de vos proteger.
Escutai nossa voz amiga.
Oh! Ver-vos cheios de alegria;
E após a dor que vos fustiga
Ao céu levar-vos com valia!
Pudésseis vós sorrir nos ver
Da vossa infância nos primeiros os,
Vossos olhos, mortais, nos nossos olhos ler
Podiam nossa dor ao ver-vos nos maus laços!
Mas escutai: Vós temos que ensinar
O segredo, no bem, de vossa integração,
Que a vós também, há de chegar
Serdes, um dia, anjo guardião.
Sim, quando terminar a vossa prova
Deus vos receberá o Espírito esmerado,
E vos enviará, na Terra, a uma alma nova,
Um belo nascituro a quem sereis levado.
Amai-o bem e que vossa assistência,
O pobrezinho tenha cada dia
De seu anjo guardião maternal companhia;
Por vossa vez, guiai com paciência
Vosso pupilo e irmão à dos céus moradia.
Luz e paz a todos!
Vanessa Rosa
Centro Espírita Bezerra de Menezes
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.
Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.
Referências:
Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/ o em 29/01/2023.
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.