O “II Festival de Gastronomia: Delícias da Roça” começa nesta quarta-feira (12/07), e a barraquinha mais famosa da feirinha de Arcos estará lá, a barraca “Porquin dus Avesso”. h4xu
A barraquinha familiar, comandada pelo casal Samuel e Léia, há dois anos faz um grande sucesso na Feirinha, que é realizada todas as quartas-feiras e sábados em Arcos.
‘Porquin dus Avesso’ é conhecido pelo seu delicioso lanche no Pão de Queijo, totalmente caseiro e artesanal, além das Tapiocas recheadas e Cuscuz.
“Tudo é artesanal, até a tapioca. Nós não compramos a maça da tapioca a minha esposa que hidrata e faz. Pão de queijo nós mesmos que fazemos, a linguiça é artesanal e sem conservantes, tudo é feito por nós”, comentou Samuel em entrevista ao Portal Arcos.
História
A história da barraquinha ‘Porquin dus Avesso’ começou na época pandemia. Samuel nos contou que trabalhava em uma autoescola, e com o início da pandemia da Covid-19 tudo teve que ser fechado.
Por não ter o que fazer durante o período de lockdown, ele decidiu começar a vender os porcos que ele criava na roça em que morava e foi aí que tudo começou.
“Um amigo meu falou para eu vender os porcos por uns R$22 o quilo, mas, na época valia uns R$9 o quilo, por isso pensei que era impossível. Mas, ele disse que era possível, bastasse que eu colocasse o porco dentro da tripa e fizesse linguiça. Eu gostei da ideia e foi daí que surgiu o nome ‘Porquin Du Avesso’. Porque ao invés da tripa estar dentro do porco eu pego o porco e coloco ele dentro da tripa”.
A partir daí Samuel começou a produzir linguiças artesanais com vários sabores diferentes. Ele as colocou no carro, em uma caixa de isopor, e levou até a feira.
“Eu vim para a feirinha e ela estava bem vazia por causa da pandemia, quase não tinha feirantes e foi a partir daí que eu consegui uma vaga para ter a barraca e vender as linguiças”.
Com o tempo, e com o sucesso do sabor das linguiças que eram vendidas, seus clientes começaram a pedir porções para comer na hora. “Aí eu decidi começar a fazer num disco de arado, fazia a linguiça e o pão de queijo. A partir daí começamos a ampliar, colocamos pernil, depois começamos a fazer um lanche de pão de queijo, e foi só crescendo”. Depois eles acrescentaram no cardápio a tapioca e o cuscuz.
“Para o festival deste ano, já temos um estoque bom, suficiente para estar na Feira Gastronômica e não deixar ninguém sem ser atendido” – Samuel
Devido o grande sucesso da barraquinha “Porquin dus Avesso”, eles estiveram presente na primeira edição da Feira Gastronômica em 2022. E neste ano não poderia ser diferente.
“No ano ado foi uma experiência muito boa, o pessoal ainda não estava acreditando no festival. Nós nos preparamos, mas, não tínhamos noção do que seria o festival, e superou muito as expectativas, por isto, nós não conseguimos funcionar durante o dia porque não tínhamos produtos suficientes, então durante o dia a gente ficou trabalhando produzindo pão de queijo, linguiça, fizemos de dia para vender a noite”, comentou.
Mas, nesta segunda edição do Festival Gastronômico a equipe já está toda preparada: “Para o festival deste ano, já temos um estoque bom, suficiente para estar na Feira Gastronômica e não deixar ninguém sem ser atendido”.
O que você vai encontrar na barraquinha ‘Porquin dus Avesso’
Do dia 12 ao dia 16 de julho será possível encontrar na barraquinha “Porquin dus Avesso” as seguintes delícias: lanches no Pão de Queijo, com recheios variados; tapiocas doces e salgadas; porção de linguiças recheadas; e cuscuz.
Além de refrigerante, suco e água. Eles estarão na feira em todos os dias de evento, durante o dia e à noite.
Então não perca a chance de se deliciar com o que há de melhor da comida caseira e totalmente artesanal da barraquinha ‘Porquin dus Avesso’.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.