O Governo Federal anunciou uma atualização no sistema do Cadastro Único, que ocorrerá entre os dias 1º e 17 de março. Durante esse período, o sistema ficará fora do ar em todo o país, impossibilitando consultas, novos cadastros e atualizações. 111w1d
A medida visa aprimorar a segurança e eficiência do banco de dados, fundamental para a gestão de mais de 40 programas sociais, incluindo Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). O sistema atende cerca de 94 milhões de pessoas em todo o país e ará a integrar novas tecnologias para facilitar a checagem de informações.
Recomendações para beneficiários
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), famílias que necessitam da Folha Resumo devem procurar atendimento nos postos descentralizados até o dia 28 de fevereiro. Após essa data, a emissão do documento só será possível depois da reativação do sistema.
Além disso, a partir do dia 18 de março, será obrigatória a apresentação do F de todos os membros da família para qualquer novo cadastro ou atualização no Cadastro Único.
Combate a fraudes e maior integração de dados
A atualização permitirá que o Cadastro Único seja integrado a bases de dados nacionais, como informações biométricas, Fs e vínculos empregatícios. O novo sistema também cruzará dados de benefícios previdenciários e assistenciais, permitindo uma verificação automática das informações para reduzir inconsistências e prevenir fraudes.
O MDS destacou que a nova plataforma seguirá o modelo da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, agregando dados já disponíveis, sem necessidade de nova inserção pelo cidadão. Com essa modernização, o governo busca garantir maior transparência, controle e eficiência na distribuição dos benefícios sociais.
Para mais informações, os cidadãos podem procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou ar os canais oficiais do Governo Federal.
Para mais informações na cidade de Arcos, você pode entrar em contato com o setor de Cadastro Único da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social pelo (37) 3352-2581 ou (37) 3352-2582.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.