Os vereadores de Arcos aprovaram, nesta segunda-feira, (26), por votação única e de forma unânime, o Projeto de Lei Ordinária nº 019/2025, que institui o Programa Municipal de Emprego e Apoio para Mães Solo. De autoria da vereadora Kátia Mateus de Moura Sousa, a iniciativa busca oferecer condições para que essas mulheres conquistem independência financeira e inclusão social. 2b486g
Um olhar para quem enfrenta desafios invisíveis
Ser mãe solo é carregar o peso da responsabilidade sem uma rede de apoio segura. É equilibrar trabalho, filhos, casa e, muitas vezes, enfrentar barreiras no mercado de trabalho e até na continuidade dos estudos.
O projeto prevê, segundo o texto, parcerias estratégicas com o setor privado e entidades estaduais e federais, garantindo oportunidades de emprego alinhadas às vocações profissionais das beneficiárias, além de salários compatíveis com o mercado.
Kátia comentou o Projeto de Lei: “Cada dia que a, maior está se tornando o número de mães solo, que muitas vezes criam seus filhos sem uma rede de apoio, sem o apoio do pai da criança. E mesmo quando essa mãe recebe pensão, os valores são muito pequenos diante dos gastos que a mãe tem para cuidar do seu filho da melhor maneira possível. Ao apoiar a mãe, estamos apoiando também a criança para que ela tenha o melhor cuidado”.
A vereadora citou a doutora em economia, Janaína Feijó: “As mães solo enfrentam desafios adicionais para se inserirem no mercado de trabalho, pois na maioria das vezes não podem contar com outras pessoas para compartilhar as despesas financeiras do lar ou uma rede de apoio que a possibilite conciliar maternidade, estudo e trabalho”.
Mais do que trabalho: um compromisso com a equidade
Como motivo do projeto, foi apresentado o artigo 3º da Constituição Federal que determina que a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais devem ser objetivos fundamentais do país. A Lei Orgânica de Arcos reforça esse compromisso, priorizando o atendimento às demandas relacionadas à maternidade e justiça social.
Com a sanção do projeto, o Poder Executivo municipal terá a responsabilidade de implementar, coordenar e regulamentar o programa, garantindo que ele alcance o público-alvo de maneira eficaz.
Impactos esperados
Além da geração de empregos, o programa visa promover a valorização do trabalho feminino, combater preconceitos e estruturar políticas públicas que impulsionem a autonomia financeira das mães solo arcoenses; reconhecendo que cuidar das mães solo é também cuidar do futuro das próximas gerações.
A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.