O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou nos anos de 2017 e 2018, o plantio de 2.675 (duas mil e seiscentas e setenta e cinco) mudas de árvores na região central e em vários bairros da cidade. O objetivo da prefeitura é promover aos cidadãos a consciência ambiental, a redução de danos, evitando impactos climáticos e proporcionar maior qualidade de vida. 424o6x
Vale ressaltar que essa é uma ação permanente, mas que se torna necessário a importância do controle do desmatamento e, principalmente que a população tenha o caráter de denunciar qualquer forma de agressão e de vandalismo para com o meio ambiente, como destruição e depreciação de mudas de arborização que são plantadas em diversos pontos estratégicos do município. Somente na nova ETE - Estação Tratamento de Esgoto foram plantadas 180 mudas de árvores.
Esses dados divulgados pela secretaria apontam também que essa ação estabelece harmonia entre natureza e o urbanismo, além de gerar bem estar, qualidade do ar e estruturação da saúde pública, pois várias instituições de segmentos públicos e do terceiros setor alertam para os crescentes índices de registro de temperaturas altas e de doenças relacionadas à grande concentração de poluentes na atmosfera.
Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Robson José Correia, faz-se necessário que a população tenha conscientização da importância da preservação ambiental. “Vivemos em um momento delicado com relação ao nosso meio ambiente, pois vivenciamos constantemente com informações de aquecimento global e desmatamento desenfreado, assim ressalto a importância do comprometimento de todos na preservação de todos os recursos ambientais,” justificou.
Já o prefeito, Denílson Teixeira, destaca essa política pública de arborização da cidade. “Ao longo dos anos, Arcos perdeu a sua composição de árvores, em toda sua extensão urbana, mas estruturamos um projeto que já replantou e plantou diversas mudas por todo o município, principalmente em região de nascentes, pois peramos por uma crise hídrica aguda e se não desenvolvermos políticas ambientais imediatas enfrentaremos sérios problemas de abastecimento e de saúde,” ressaltou.
Tipos de mudas de árvores plantadas
Vale ressaltar que muitas árvores plantadas nas calçadas de Arcos, ao longo dos anos, são de espécies impróprias para arborização urbana, como a Sibipiruna, cujas raízes acabam por estragar calçadas, redes de esgoto, rede de água e imóveis, além de seus altos galhos se entrelaçarem nos fios de energia elétrica.
Atualmente, nas calçadas, são plantadas mudas de árvores de espécies próprias para arborização urbana, com raízes pivotantes e com alturas compatíveis com o local.
Escolhemos então mudas das seguintes espécies:
Nas áreas verdes, foram plantadas espécies próprias do bioma Cerrado.
4.800 mudas de árvores foram doadas em 2017 e 2018
Foram realizadas campanhas de doação de mudas para a população no sentido de incentivar o plantio e a conservação de árvores:
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.