• 28/05/2025
31 Outubro 2022 às 13h39

INVENTÁRIO NO CARTÓRIO. RÁPIDO E POSSÍVEL 421q37

x43a

Se você não ou, muito provavelmente em algum momento de sua vida vai ar por uma ocasião extremamente triste: a perda de um ente querido. Nessas horas a última coisa que se deseja ouvir é lidar com as burocracias que envolvem o falecimento como certidão de óbito, pensão por morte, seguro de vida, previdência privada e claro, o inventário. Hoje iremos tratar sobre o inventário extrajudicial, o que é, suas formas de issibilidade, como fazer, documentos, prazos, etc. Para evitar a sobrecarga do Poder Judiciário, o inventário extrajudicial foi criado, a fim de trazer mais facilidade e agilidade para um procedimento que, comumente, é bastante demorado. Atualmente o procedimento de inventário extrajudicial está previsto no Código de Processo Civil (artigo 610, §§1.º e 2.º). Entretanto, não é sempre que ele poderá ser realizado nos Cartórios de Notas. Existe uma série de requisitos que devem ser cumpridos. São eles: -Não pode haver herdeiros menores ou incapazes. -Deve haver consenso entre os herdeiros a respeito da partilha dos bens. -Não pode haver testamento, salvo revogado ou caduco ou alguns casos excepcionais. -Obrigatoriedade de acompanhamento por um advogado -Não haver bens situados no exterior.   3r6i4z

Caso contrário, o inventário deverá ser realizado no âmbito judicial.

 

Atendidos todos os requisitos, os herdeiros poderão dar entrada no procedimento de inventário extrajudicial em qualquer cartório de notas. Dessa forma, o procedimento pode ser realizado em qualquer cartório de notas, de qualquer localidade, e na maioria deles, ainda possuem sistema digital para quem possui eletrônica, não necessitando todos herdeiros estarem presentes no local do dia da , o que geralmente é um transtorno para quem reside longe da cidade escolhida.

 

Outro ponto importante são os documentos.

 

Do falecido:

• RG e F;

• Certidão de casamento ou nascimento;

• Certidão de óbito/ sentença de declaração de ausência;

• Comprovante de endereço;

• Certidão negativa conjunta de débitos da união;

• Certidão de inexistência de testamento;

 

Do cônjuge:

• RG e F;

• Certidão de casamento;

• Certidão de união estável / sentença / escritura.

 

Dos Herdeiros e seus cônjuges

• RG e F;

• Certidão de casamento ou nascimento;

• Certidão de união estável / sentença / escritura;

• Sentença declaratória de filiação, caso seja necessário;

• Informar profissão e e-mail dos herdeiros e seus cônjuges.

 

Dos veículos, imóveis e outros:

• CRLV;

• Tabela Fipe;

• Certidão de matrícula atualizada;

• Certidão negativa de débitos imobiliários;

• Certidão de valor venal/ venal de referência;

• Declaração de quitação de débitos condominiais;

• Se imóvel rural: Cópia autenticada da declaração de ITR dos últimos cinco anos ou Certidão Negativa de Débitos de Imóvel Rural emitida pela Secretaria da Receita Federal – Ministério da Fazenda; e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) expedido pelo INCRA;

• Extrato de conta bancária e de corretoras financeiras com valores depositados e investidos;

• Notas fiscais de bens de valor (como joias, máquinas, etc);

• Comprovante de dívidas ou processos judiciais em aberto.

 

Em primeiro lugar, será necessário um advogado para atuar como assistente jurídico das partes, onde ele verificará se estão atendidos todos os requisitos para que o inventário possa ser feito em cartório e orientará sobre cada documento acima descrito e os herdeiros nomearão um inventariante.

 

Após reunir parte da documentação (algumas certidões mencionadas têm prazo de validade devendo ser solicitadas mais ao fim) é necessário recolher o ITMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações) e efetuando o pagamento se dará o prosseguimento. Em alguns casos e dependendo do valor do quinhão, poderá ocorrer a isenção deste imposto. Primordial observar o prazo, pois após 180 dias da data do óbito tem multa.

 

Assim, o advogado lavrará uma minuta de partilha, constando as dívidas e o montante de bens, e será realizada a partilha entre os herdeiros detalhadamente e logo em seguida será levada ao Cartório de Notas e o Tabelião conferirá toda a documentação e o recolhimento do imposto, se estiver tudo certo, lavrará a Escritura Pública de Inventário e agendará um dia para que todos assinem presencialmente e/ou virtualmente.

 

Cabe ressaltar que esse procedimento tem um valor que dependerá da soma do total dos bens avaliados no espólio. O prazo desse procedimento dependerá de todo esse processo de recolhimento de documentos, visto que alguns órgãos demoram a liberar certidões. No Cartório de Notas em si, costuma ser bem rápido, o que é a grande vantagem.

 

Por fim, com a Escritura Pública de Inventário em mãos, possível transferir os bens herdados do falecido para seu nome levando até os Cartório de Registro de Imóveis (possui custo), DETRAN, bancos para saques e encerramento de contas, etc.

 

Muita facilidade e menos burocracia para um momento muito delicado.

 

 

Imagem de aymane jdidi por Pixabay

Colunista 385nf
Bruno César de Souza Campos
Advogado- OAB/MG 163.071
 
Contatos: (37) 99193-4717
 

 

VEJA TAMBÉM v3x1r

Polícia Civil incinera cerca de 1,8 tonelada de drogas em Divinópolis 1sg3v

A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.

11h56 28 Maio 2025
Não é impressão sua: o contorno do seu rosto muda com o tempo! 5g1m45

11h47 28 Maio 2025
Bombeiros de Arcos treinam novos brigadistas escolares 1o461x

Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.

14h02 27 Maio 2025
Aprovado programa de emprego e apoio para mães solo na cidade de Arcos 631yt

O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.

10h52 27 Maio 2025
Campanha de combate a golpes virtuais contra idosos é aprovada em Arcos 5p3m9

A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.

10h51 27 Maio 2025
Câmara Municipal de Arcos aprova Lei para informar cidadãos nas UBS 4t6o4d

O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.

10h48 27 Maio 2025
Bombeiros ensinam medidas de proteção no trânsito em palestra educativa 5i1530

O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.

10h43 27 Maio 2025
Cabo de alta tensão se rompe e mobiliza bombeiros para evitar tragédia 4y3z2u

Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.

10h39 27 Maio 2025
Tombamento de carreta mobiliza bombeiros e polícia em Arcos 4o645g

Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.

10h35 27 Maio 2025
Festival Estação Outono de Arcos reúne mais de 3 mil pessoas e se consagra como sucesso absoluto de público, organização e solidariedade 692r15

O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.

10h32 27 Maio 2025

Obituário 703z5b

FALECIDO EM: 08/04/2025
Odilon Soares da Costa 4o2q3l
FALECIDO EM: 07/04/2025
Modesto Faria Gontijo (viúvo da saudosa Neusa Faria) 4ln53
FALECIDO EM: 06/04/2025
Alvarina Delfina de Andrade(Varina) 216d63
FALECIDO EM: 06/04/2025
João Zeferino André(João Ministro) pq46
FALECIDO EM: 04/04/2025
Dulci Aparecida de Oliveira 6x4n26
FALECIDO EM: 04/04/2025
Rosa Elena Teixeira (Nenê filha do saudoso Vicente Teixeira Sales). 2x3q1m
FALECIDO EM: 01/04/2025
Márcio Bento de Oliveira (Marcinho) 4m5o26
FALECIDO EM: 31/03/2025
Valdir Ferreira de Souza 3k716