O herpes labial é uma infecção causada por um microrganismo chamado vírus do herpes simples. 1c225m
Embora a maior parte da população seja portadora do vírus, nem todos são afetados pelo herpes labial. Entretanto, mais de oito milhões de pessoas são acometidas por esta infecção. Elas podem ter entre dois a dez episódios por ano.
A primeira infecção ocorre usualmente na infância, por exemplo, depois do bebê ser beijado por uma pessoa portadora do vírus, como o pai, a mãe ou outro adulto qualquer. O vírus a através da pele, percorre um nervo e esconde-se numa junção nervosa, até ser reativado.
Vários fatores podem reativar o vírus, como resfriado, gripe, indisposição gástrica, menstruação, fadiga, transtorno emocional, estresse, ferimento, luz solar intensa. Pensa-se que, uma vez reativado, o vírus vá novamente pelo nervo até a pele, onde causará o herpes labial.
Há quatro estágios para o herpes labial:
1. Estágio do prurido (coceira)
Neste, a maioria das pessoas sabe que está para ter um herpes labial. A pele arde e coça, antes que a ferida apareça.
2. Estágio da bolha
Começa com uma pequena erupção, em relevo, que incha e forma vesículas isoladas, ou em pequenos agrupamentos. As vesículas frequentemente são dolorosas.
3. Estágio da secreção
Muitas pessoas acham este estágio o mais embaraçoso e de pior aparência. As vesículas desfazem-se e juntam-se para formar uma grande ferida com secreção. O vírus pode facilmente ser transmitido a outras pessoas durante este estágio.
4. Estágio da crosta
As vesículas começam a secar e sarar. Inicia-se a formação da crosta. É também uma fase muito anti-estética. Não deve ser tocada. Se traumatizada, a crosta rachará, provocando dor e sangramento.
O vírus é capaz de infectar outras partes do corpo. Se você esfregar seus olhos, depois de tocar a ferida do herpes labial, poderá estar provocando uma infecção nos mesmos. Evite beijar quando você ou seu parceiro estiverem com lesões do herpes labial.
- O herpes labial é infeccioso. Lave sempre as mãos depois de tocar a ferida de seus lábios ou após aplicar a medicação.
- Evite tocar seus olhos. É fácil tocar a ferida do herpes labial sem perceber.
- Evite beijar, especialmente crianças, quando você estiver com herpes labial em atividade.
- Evite furar as vesículas e traumatizar as crostas.
- Evite que outros usem seus utensílios de comer e beber.
- Evite compartilhar a mesma toalha de banho e rosto com outros membros de sua família.
TRATAMENTO
Existe uma pomada muito boa chamada ZOVIRAX. ar a pomada 3 a 5 vezes ao dia, por 5 dias. O ideal seria aplicar a pomada logo no início da doença, ou seja, no estágio do prurido (coceira).
Dr. José Donizetti Vieira
Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086
Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086
A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.