A União Estável é um instituto jurídico que estabelece legalmente a convivência entre duas pessoas e tem assumido um papel importante no Brasil, uma vez que vem crescendo constantemente. 6q6v2i
O motivo para as pessoas optarem por esta modalidade de união talvez esteja na simplicidade quando comparada ao casamento no cartório, haja vista que ambos são equiparados pelo ordenamento jurídico. Contudo, há diversas peculiaridades que rodeiam o tema, senão vejamos:
Requisitos básicos: a união estável deverá ser pública, contínua, duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família e sem impedimentos no Código Civil Brasileiro.
É possível que pessoas casadas previamente, embora ainda não divorciadas, assumam um novo relacionamento no regime de união estável, não sendo obrigatória a convivência sob o mesmo teto. Entretanto, é imprescindível estarem separadas de fato do ex-cônjuge, não podendo haver relações simultâneas.
Tempo necessário para configurar: antes a legislação estabelecia prazo mínimo de 05 anos. Hoje esse prazo não existe mais. A avaliação é subjetiva e depende muito de como a pessoa se comporta perante a sociedade. Apenas para fins previdenciários é que se exige prazo mínimo de 02 anos.
É necessária documentação que comprove? O ideal é que sim. Para a segurança jurídica de ambos, é de extrema importância que se tenha a Escritura Pública de União Estável para que, de forma incontestável, se saiba a data de início desta relação e qual será o regime patrimonial. Ela está ligada diretamente à questão dos bens e comprovação para outros fins como benefícios previdenciários, seguros e planos de saúde. Também são formas de documentação Contrato Particular e Ação Judicial.
Além disso, há também a possiblidade da conversão da União Estável em casamento, através da via judicial.
Caso não tenha tal documento, será necessário reconhecimento pela via judicial e se aplicará as regras do regime de comunhão parcial de bens para fins patrimoniais.
Para maiores de 70 anos valem as mesmas regras do casamento, ou seja, será aplicado regime da separação legal de bens, muito embora seja matéria de discussão nos tribunais superiores.
É possível adotar o sobrenome do companheiro ou companheira e é feito no Cartório de Registro Civil.
Em caso do término da união estável é necessário um advogado para auxiliar nos trâmites legais da dissolução conjugal, que poderá ser feita por meio de escritura pública, desde que não haja interesse de filhos menores, de incapazes ou de nascituros. A dissolução poderá ser realizada ainda que para aquela união não haja qualquer escritura pública ou documento particular prévio reconhecendo a união conjugal.
Assim, recomenda-se o auxílio de profissional especializado na área jurídica a fim de que seja realizada uma análise criteriosa do caso, visando resguardar os direitos do casal e evitando problemas e transtornos futuros.
A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.