Pólipos são lesões que originam na parede do intestino e que se projetam para a luz do órgão. Popularmente em algumas regiões são conhecidos como “verruguinhas no intestino”. z3h3r
Os pólipos podem acometer em até 20% da população e, se não tratados, alguns podem evoluir para câncer. Por isso a colonoscopia é recomendada para todos os homens e mulheres a partir dos 45 anos, mesmo em pacientes sem história familiar de câncer colorretal.
Eles podem se dividir entre pólipos adenomatosos ou não adenomatosos. Os pólipos intestinais adenomatosos têm maior chance de se tornarem lesões malignas (câncer) do que os não adenomatosos. Entretanto, o ideal é remover qualquer pólipo identificado durante a colonoscopia, principalmente os maiores de 10mm, já que, quanto maior seu tamanho, maiores as chances de se tornar um tumor.
A maioria das pessoas com pólipos intestinais não apresenta sintomas, principalmente quando são pequenos. Porém, ocasionalmente, os pólipos podem sangrar e levar a algumas alterações no funcionamento do intestino, como diarreia ou constipação.
Como sei se estou com pólipos intestinais?
Embora exames como o de sangue oculto nas fezes possam dar pistas de que o paciente está com pólipos intestinais, somente a visualização do intestino poderá determinar a causa do sangramento.
Por isso, a única forma de ter certeza sobre a presença de pólipos é realizando uma colonoscopia. Caso ele perceba um pólipo, é possível, na maioria dos casos, retirá-lo durante o exame.
Para mais dúvidas e informações entre em contato com a EndoArcos.
(37) 34052600
(37)998030594
A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.