O refluxo gastroesofágico é uma doença causada quando o conteúdo estomacal e o ácido gástrico retornam até o esôfago, que é o tubo que liga a garganta ao estômago. O sintoma mais comum é azia, uma dor em queimação que a pessoa sente no peito. 503p3r
O revestimento do estômago o protege contra os efeitos de seus próprios ácidos, mas como o esôfago não possui um revestimento protetor similar, o ácido gástrico que reflui para o seu interior causa dor, inflamação (esofagite) e danos.
As principais causas do refluxo gastroesofágico são relacionadas ao mal funcionamento do esfíncter inferior do esôfago, um anel muscular que mantém a extremidade do esôfago fechada. Quando o músculo fica fraco ou relaxa no momento errado, ou caso exista muita pressão no estômago, o conteúdo estomacal pode retornar ao esôfago.
Porém, existem fatores de risco para a doença:
- Ganhar muito peso
- Consumir álcool, bebidas com gás ou cafeína
- Consumir alimentos muito gordurosos, condimentados e apimentados
- Ingestão de grandes quantidades de comida, principalmente antes de dormir
- Tabagismo
Manter uma dieta equilibrada, realizar refeições menores e mais frequentes, balanceadas e saudáveis e evitar ingerir líquidos durante as refeições pode ajudar a diminuir os sintomas causados por essa condição!
Espero que as informações sejam úteis! Fique atento ao seu corpo e não hesite em procurar ajuda quando necessário. 💚
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo e teremos o maior prazer em te atender!
(37) 34052600
(37)998030594
A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.