Nesta segunda-feira, (15/07), foi realizado um boletim de ocorrência na 22ª Delegacia de Polícia Civil devido a uma tentativa de danos em uma árvore de Pau Brasil no bairro Lourdes, em Arcos. 3i216
Segundo o comunicante, um indivíduo desconhecido utilizou material cortante para danificar o caule da árvore, que, felizmente, não levou à morte.
De acordo com informações que constam no BO, apesar de o local ser monitorado pelo sistema de “Olho Vivo”, as testemunhas não souberam informar data nem horário aproximado para facilitar a identificação do suspeito.
Com o registro do ocorrido, o comunicante e toda a população aguardam ações sequenciais para que este fato seja reparado e que sirva de exemplo para cuidarmos mais dos nossos bens naturais tão necessários para uma vida mais saudável.
O que diz a lei?
A Lei de crimes ambientais, em vigor desde 1998, em seu artigo 49, tipifica como crime ambiental destruir, danificar, lesar, ou maltratar plantas em área pública, ou propriedade privada alheia. A pena varia de três meses a um ano de detenção ou multa; ou ambos.
Confira a LEI N.º 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 em sua íntegra clicando no link.
A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.